TAN E TAEG,SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE ESTAS DUAS TAXAS
Se está a pensar solicitar um pedido de crédito, seja pessoal, ou até um cartão de crédito é essencial saber o significado destas duas taxas, uma vez que tem um impacto significativo no custo global do empréstimo. Assim vai conseguir comparar qual o custo do mesmo entre todas as instituições financeiras, e assim saber a opção mais vantajosa para si.
TAXA ANUAL NOMINAL( TAN)
A Taxa Anual Nominal ( TAN) á taxa a que são cobrados os juros do crédito. A TAN não inclui outras despesas que possam estar relacionadas com a contratação de um crédito, ela serve para medir o custo do crédito. Esta taxa é obrigatória em todos os contratos de crédito e é sempre aplicada durante cerca de um ano. Escolher a proposta de determinada instituição financeira apenas porque tem uma TAN mais baixa pode não ser a opção mais correta, pois não significa que o custo do crédito também seja baixo.
O intermediário de crédito tem também um papel importante na análise de várias propostas, ao comparar várias propostas e diferentes taxas ajuda o cliente a perceber efetivamente qual o custo total do empréstimo e qual a melhor opção para si.
Para uma melhor comparação de propostas, deve ter em atenção a TAEG.
TAXA ANUAL EFETIVA GLOBAL( TAEG)
A Taxa Anual Efetiva Global( TAEG) pode ser utilizada como medida de comparação entre diversas propostas. Ela indica o custo total do crédito para o consumidor, acrescido dos encargos com a contratação de outros produtos ou serviços. A TAEG inclui juros, impostos, comissões, seguros obrigatórios e outras despesas.
A TAEG é um dos principais fatores a ter em consideração quando solicita um pedido de crédito, pois permite avaliar qual a entidade financeira que oferece as melhores condições de credito.
A TAEG pode ser encontrada na informação pré contratual que é fornecida ao cliente, se for no crédito pessoal esta informação pode ser consultada na Ficha De Informação Normalizada( FIN), na secção ” Custo do Crédito”
NÃO SE ESQUEÇA DO MTIC ( MONTANTE TOTAL IMPUTADO AO CONSUMIDOR)
Para além destas taxas serem importantes de analisar antes de optar por uma proposta de crédito, há ainda que ter em consideração o MTIC, ou seja o Montante Total Imputado ao Consumidor que traduz aquilo que o consumidor vai efetivamente pagar na totalidade, acabando o prazo do empréstimo.